terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pintura em Vidro... primeiros testes!

Ótimo dia... bela semana... cá estou para dividir mais uma ARTE com vocês. Desta vez recebi a incumbência de pintar vasos de vidro, sem vida, sem cor, que serão usados nas vivificações de IKEBANA da Igreja Messiânica. Uma dedicação que me fez pesquisar, estudar e testar, afinal, nunca havia trabalhado com pintura em vidro.
Os vasos são de vidro muito fino, que podem ser comprados na Floricultura Flores da Chapada. Se preferir, pinte vidros de palmito, copos de requeijão, garrafas de vinho... testei e o efeito é fantástico!
Para realizar o trabalho: base acrílica para manualidades/Acrilex + tinta látex (solúvel em água) na cor branca/Suvinil + Corante Suvinil na cor que desejar + Verniz Spray com brilho/Suvinil. Aplique uma camada da base acrílica sobre a parte externa do vidro limpo e seco. Deixe secar por 1 hora. Faça a mistura da tinta látex branca com o corante até atingir a cor desejada. Aplique uma fina camada da tinta. Espere secar por 1 hora e aplique uma segunda camada da tinta. Quando completamente seco, aplique o spray para dar acabamento e proteger a pintura.
Melhores amigos dos artesãos: Luvas Descartáveis + Pincéis de boa qualidade (uso os da marca Tigre e Acrilex) + Fita Crepe.
Para estes "recortes" no vaso maior, usei a fita crepe para vedar as linhas que não queria pintadas e fiz o passo-a-passo acima. Logo depois de aplicar o verniz, retire a fita crepe cuidadosamente. É importante que seja feito enquanto o verniz está molhado para garantir que as bordas da pintura não se quebrem quando puxar a fita crepe.
Adorei a experiência. Espero que repitam em casa. As flores ficarão muito mais belas em vasos repletos de cor e vida. Beijos... see you!